Nossas Publicações
2023
BRUN, Milenna; ALBANO, Francisneide. Le rôle médiateur des étudiants internationaux dans les stratégies d’internationalisation chez soi à l’Université d’État de Feira de Santana (Brésil). In : TINNEFELD, Thomas ; GRIM, Frédérique (Org). Optimiser l’enseignement des langues étrangères en sortant des sentiers battus--Méthodes–Matériaux–Mentalités, p. 133-148 Saarbrucke, Alemanha, 2023. (LINK)
BRUN, Eric. Pour une éducation altéritaire à la diversité humaine par les cultures-langues à l’école élémentaire: Expérience de recherche à Bahia (Brésil). In : TINNEFELD, Thomas ; GRIM, Frédérique (Org). Optimiser l’enseignement des langues étrangères en sortant des sentiers b attus--Méthodes–Matériaux–Mentalités, p. 149-171, 2023. (LINK)
2022
BRUN, Milenna. Ensino de línguas e desenvolvimento da identificação com a humanidade: uso didático do documentário audiovisual Human na formação de professores. A cor das letras, v. 23, p. 38-60, 2022. Disponível em: http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/
BRUN, Milenna, SOARES, Laís Sampaio, ANDRADE, Maria Victória de Macêdo. Perspectiva linguísticas, educacionais e psicoculturais no projeto de internacionalização da Universidade Estadual de Feira de Santana. Anais do Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas. Anais. Uberlândia (MG), UFU, p. 493-510, 2021. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1fba7udD827Vh4WXI0uPt7ml4O1wFOByt/view. Acesso em: 28/07/2022
SOUZA e SOUZA L. S.; SILVA, R S. Competência Digital docente: o que diz uma professora de língua portuguesa a respeito de suas habilidades digitais. In: Anecleto, Úrsula Cunha; Lé, Jaqueline Barreto; Barreiros, Patrício Nunes. (Org.). Convergências: Letramento(s), texto(s) e ensino. 1ed.Campinas: Editora Pontes, 2022, v. , p. 151-165.
2021
BARBOSA, Mellissa; BRUN, Milenna. Learning Narratives of Pre-service English Teachers. Experiences and beliefs in the teaching-learning process. In: LIMA, Diógenes Cândido de (Org.). EFL teaching and learning: a diversity of perspectives. São Paulo: Parábola, 2021, p. 29-54.
BRUN, Milenna. Reflexões preliminares sobre aspectos psicoculturais e questões identitárias em programas internacionais de mobilidade estudantil. In CONGRESSO NORDESTINO DE LINGUÍSTICA APLICADA, 1, 2020, Campina Grande, PB. Anais. Aracaju, 2021, p. 1596-1608. Disponível em https://drive.google.com/file/d/1YRg5GxH9Tkb6_WEb0Hp15HvDRBkrhivc/view Acesso em: 12 maio 2021.
FERREIRA, Suelanne Santos; SOUZA, Liz Sandra Souza e. Ensino de língua inglesa no Núcleo Palle: desafios, ações e impactos na formação docente. In CONGRESSO NORDESTINO DE LINGUÍSTICA APLICADA, 1, 2020, Campina Grande, PB. Anais. Aracaju, 2021, p. 1963-1970. Disponível em https://drive.google.com/file/d/1YRg5GxH9Tkb6_WEb0Hp15HvDRBkrhivc/view Acesso em: 12 maio 2021.
SOUZA, Liz Sandra Souza e; BRUN, Milenna; BRUN, Eric. A formação do jovem pesquisador em educação para e pelas línguas no grupo de pesquisa ELCE. In CONGRESSO NORDESTINO DE LINGUÍSTICA APLICADA, 1, 2020, Campina Grande, PB. Anais. Aracaju, 2021, p. 1263-1276. Disponível em https://drive.google.com/file/d/1YRg5GxH9Tkb6_WEb0Hp15HvDRBkrhivc/view Acesso em: 12 maio 2021.
SOUZA e SOUZA L. S.. Competência digital de professores de línguas-culturas: proposições, documentos orientativos e implicações. In: Santana, Gilvan da Costa; Souza Neto, Mauricio J.. (Org.). Articulando linguagens: texto, discurso e ensino de línguas. 1 ed.Campinas: Pontes, 2021, v. 1, p. 179-192.
SOUZA, Liz Sandra et al. “Você não sabe o quanto eu caminhei pra chegar até aqui”: narrativa da construção de uma pesquisa com professores na perspectiva epistêmico-metodológica da (auto) biografia. Entramados: educación y sociedad, v. 8, n. 9, p. 168-175, 2021. (LINK)
2020
BRUN, Éric Charles. Chamada para a inclusão da educação para a diversidade por meio das culturas-línguas no Ensino Fundamental I da escola pública. Revista Educação e Emancipação, v. 13, n. 1, p. 123-143, 2020.(LINK)
MOREIRA, Shirlei Tiara; ANDRADE, Karla Fernanda Borges. One size does not fit all: reflections on designing English teaching materials. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, v. 10, n. 1, p. 1-13, 2020. (LINK)
SOUZA e SOUZA L. S.; ORTIZ ALVAREZ, M. L. Extensão universitária e pesquisa-formação-ação com professores e professoras de línguas-culturas. In: A. Ariadne Domingues Almeida; Adriana Santos Batista; Felipe Flores Kupske; Denise Zoghbi. (Org.). Língua em movimento: Estudos em Linguagem e Interação. 1 ed.Salvador: EDUFBA, 2020, v. 2, p. 11-435.
2017
BARBOSA, Mellissa M. F.; COSTA, José Railson; BRUN, Milenna. Competência comunicativa e letramento crítico: formação de professores de língua estrangeira para a cidadania e inclusão social. A Cor das Letras (UEFS), v. 18, n. 3, p. 54-66, (2017). (LINK)
BRUN, Eric Charles. La construction d’attitudes envers la différence-diversité des enfants de cycle 1 et 2: une approche interculturelle à l’école française. E-revista de estudos interculturais, v. 5, p. 1-19, 2017. (LINK)
BRUN, Milenna; BRUN, Eric Charles. Os guerreiros do imaginário: Entrevista de Abdellatif Chaouite com Patrick Chamoiseau. A Cor das Letras (UEFS), v. 18, n. 2, p. 345-356, 2017. (Tradução/Outra). (LINK)
2016
BRUN, Eric Charles, BRUN, Milenna. Educação para a diversidade das línguas-culturas do mundo na educação infantil: Desenvolvendo a competência transcultural. Fólio - Revista de Letras, v. 8, p. 149-172, 2016. (LINK)
COSTA, José Railson; BRUN, Milenna. A integração comunitária no processo de aprendizagem de língua inglesa. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2016, Ouro Preto. Anais VII Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2016.
MOREIRA, Shirlei Tiara. Os rastros do sapatinho de cristal: As releituras intersemióticas de Cinderela. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, v. 6, n. 1, p. 58-70, 2016. (LINK)
MOREIRA, Shirlei Tiara. O auto da compadecida e suas legendas: uma abordagem audiovisual, cultural e humorística. (LINK)
2015
BRUN, Eric Charles. Les acteurs éducatifs scolaires dans un projet de recherche doctorale d'éducation à la diversité à travers les langues-cultures en cycle 2. Migrations Société (Paris), v. 27, p. 71-84, 2015. (LINK)
BRUN, Eric Charles. A construção atitudinal de crianças em situação de diferença-diversidade em escolas primárias francesas: uma abordagem transcultural. A Cor das Letras (UEFS), v. 16, p. 7-22, 2015. (LINK)
BRUN, Milenna . Estudo das crenças de professores e alunos dos cursos de Licenciatura em Letras da Uefs sobre o processo de aprendizagem: oportunizando caminhos de pesquisa. A Cor das Letras (UEFS), v. 16, p. 58-69, 2015. (LINK)
SOUZA e SOUZA, Liz Sandra. Arquitetura de Competências: organização de um modelo para formação de professores de LE. In: Maria Luisa Ortiz Alvarez. (Org.). Ecos do Profissional de línguas:competências e teorias. 1ª ed.Campinas: Pontes Editores, 2015, v., p. 167-185. (LINK)
2001 a 2012
SOUZA e SOUZA L. S.. Colégio Pedro II: Um lugar de memória do ensino de línguas no Brasil. Revista Helb, v. 6, p. 4-5, 2012.
BRUN, Milenna; BRUN, E. C. . Da imersão linguística e cultural imprescindível na formação docente em línguas estrangeiras. In: Diógenes Cândido de Lima. (Org.). Aprendizagem de língua inglesa: histórias refletidas. 1ed.Vitória da Conquista: UESB, 2009, p. 99-111.
BRUN, Milenna; BRUN, E. C. . Réflexions sur les politiques migratoires françaises et canadiennes et la notion d´identité nationale. Canadart, v. 15, p. 197, 2008.
BRUN, Milenna. Aspectos sociopolíticos da educação em línguas estrangeiras. Sitientibus. Revista da Universidade Estadual de Feira de Santana, v. 37, p. 47-59, 2007.
BRUN, Milenna; BRUN, M. (Org.). Psicologia em Ação: caminhos possíveis. 1. ed. Salvador: Edufba, 2005. v. 01. 332p.
BRUN, Milenna. Equívocos de natureza conceitual, metodológica e relacional na pesquisa no âmbito da graduação. In: Milenna Marques e Santos. (Org.). Psicologia em Ação: caminhos possíveis. Salvador: Bahia, 2005, v. 01, p. 23-39.
BRUN, Milenna. Representações dos mitos fundadores da sociedade americana na sala de aula: a visão do professor e do aluno. A Cor das Letras (UEFS), v. 6, p. 83-98, 2005.
BRUN, Milenna. (Re)Construção identitária no contexto da aprendizagem de línguas estrangeiras. In: MOTA, Kátia; SCHEYERL, Denise. (Org.). Recortes interculturais na sala de aula de línguas estrangeiras. Salvador: Edufba, 2004, v. 01, p. 73-104.
BRUN, Milenna; BRUN, Eric Charles; SANTOS, Paloma Marques. A aprendizagem de língua estrangeira na escola regular: desafios e possibilidades. A Cor das Letras (UEFS), Feira de Santana, v. 5, p. 11-25, 2004. (LINK)
BRUN, Milenna. Dificuldades na aprendizagem de línguas e meios de intervenção. Sitientibus. Revista da Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, p. 105-117, 2003. (LINK)
BRUN, Milenna; SANTOS, Marilda Carneiro. Prática pedagógica com crianças portadores de distúrbios articulatórios: em busca de contribuições para a formação de professores. Cadernos de Educação Especial, Santa Maria. RS, v. 2, n.18, p. 69-80, 2001.
BRUN, Milenna. Um psicólogo na escola: por que e para que?. In: II CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE PSICOLOGIA, 2001, Salvador. Anais do II Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2001.
BRUN, Milenna. Pluriculturalité: pour une pédagogie de la diversité. In: SEDIFRALE, 2001, Rio de Janeiro. Anais do Sedifrale, 2001.