• Imagem cabeçalho site do ELCE

Reuniões - 2022

22.02

Reunião GT Internacionalização.


14.03

Reunião GT Desenvolvimento Profissional Docente de Professores de línguas-culturas

ZEICHNER, Kenneth M. Uma análise crítica sobre a" reflexão" como conceito estruturante na formação docente. Educação & Sociedade, v. 29, p. 535-554, 2008. (PDF)


22.03

V Encontro: Educação, línguas e culturas - apresentação do Prof. Dr. Daniel Suarez (UBA) que discutiu o tema “Pesquisa Narrativa e (Auto)Biográfica”.


28.03

Reunião GT Desenvolvimento Profissional Docente de Professores de línguas-culturas

FAGUNDES, TATIANA BEZERRA. Os conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo: perspectivas do trabalho docente. Revista Brasileira de Educação, v. 21, p. 281-298, 2016. (PDF)


29.03

V Encontro: Educação, línguas e culturas - apresentação do Prof. Dr. Fabrício da Silva (UEFS) que discutiu sobre o tema “Documentação Narrativa e Formação Docente”.


05.04

Reunião GT Internacionalização e apresentação dos textos: CHAMBERS, Angela. Language policy in higher education in Europe: a pilot survey. (LINK)


FINARDI, Kyria R. et al. Internationalization and language policies in Brazil: quality and assessment evidence from a glocal proposal. Language policies and internationalization of higher education institutions in Brazil: Contributions from applied Linguists, p. 25, 2020. (LINK)


12.04 

Reunião de orientação de pesquisa.


19.04 

Reunião GT Internacionalização e apresentação do texto: MARTIROSYAN, Nara M.; BUSTAMANTE, Rebecca M.; SAXON, D. Patrick. Academic and social support services for international students: Current practices. Journal of international Students, v. 9, n. 1, p. 172-191, 2019. (PDF)


26.04

Conversa com Pesquisadores com o Prof. Dr. Alex Beckhauser que apresentou sua tese de doutorado intitulada “Política e planejamento linguístico na ciência e educação superior: usos linguísticos da produção científica brasileira”.


04.05 

Reunião de orientação de pesquisa.


11.05

Reunião GT Internacionalização e apresentação do texto: JACKSON, Jane. Globalization, internationalization, and short-term stays abroad. International journal of intercultural relations, v. 32, n. 4, p. 349-358, 2008. (PDF)


18.05

Conversa com Pesquisadores com a Profa. Dra. Kelly Barros (UFRB) que apresentou seu projeto de pesquisa intitulado “Raça, classe, gênero e justiça social para um ensino de inglês democrático e decolonial”.


BARROS, Kelly. A primeira vez a gente nunca esquece! In: ANJOS, Flávius Almeida dos (org.). Língua inglesa em foco: experiências de aprendizagem e ensino. Cruz das Almas: editora UFRB, 2020. p. 137-166. (PDF)


25.05

Reunião GT Internacionalização e apresentação do texto: ROY, Achinto et al. Outcomes of international student mobility programs: A systematic review and agenda for future research. Studies in Higher Education, v. 44, n. 9, p. 1630-1644, 2019. (PDF)


08.06

Conversa com Pesquisadores com a Profa. Ma. Heidi Duarte que discutiu sua dissertação “De que áfrica você vem?”: uma análise de estereótipos a partir dos relatos de experiência de alunos africanos do PEC-G da UFBA. (LINK)


15.06

Pré-defesa dos TCCs de Allana Rios e Luan Mendes.


28.07

Defesa do TCC de Allana Rios intitulado "Sobre a didática de mobilidade no programa de mobilidade internacional out da UEFS: análise do acompanhamento dos estudantes antes, durante e após a experiência".


29.07

Defesa do TCC de Luan Mendes intitulado “Didática da mobilidade na UEFS: análise do acompanhamento institucional aos estudantes em mobilidade in”.


24.08

VI Encontro: Educação, línguas e culturas Prof. Dr. Robson Nascimento da Cruz (PUC-Minas)  que discutiu  “A escrita acadêmica na formação do(a) jovem pesquisador(a)”.


31.08

VI Encontro: Educação, línguas e culturas Profa. Ma. Bianka Martins (UEFS) que discutiu “A escrita acadêmica na formação do(a) jovem pesquisador(a)”.


26.09 e 27.09

ELCE participa do 26°  Encontro Regional da FAUBAI. O tema da palestra foi “Internacionalização - A quarta missão da universidade: arranjos e desafios contemporâneos”.


28.09

Conversa com Pesquisadores com Prof. Dr. Fabiano Silvestre Ramos (UFBA) que discutiu sua tese de doutorado intitulada “Sou porque sinto: Um estudo histórico-cultural sobre identidades profissionais e emoções na formação inicial de professores de inglês”. (LINK)


05.10

Apresentação das Pesquisas de Larissa Nogueira, Larissa Pimenta e Lúcia Bahia.


13.10

Conversa com Pesquisadores com Prof. Dr. Octavio Moura (UFBA) que discutiu a temática da avaliação da autoeficácia de professores apresentando aspectos da metodologia quantitativa.


MOURA, Octávio; COSTA, Clara. Teacher Interpersonal Self-Efficacy Scale: Estudo de adaptação e validação da versão Portuguesa. Análise Psicológica, v. 34, n. 1, p. 87-99, 2016.

http://publicacoes.ispa.pt/publicacoes/index.php/ap/article/view/1070/pdf


19.10

Reunião do GT de internacionalização para discussão dos textos:


PAIGE, R. Michael; VANDE BERG, Michael. Why students are and are not learning abroad. Student learning abroad: What our students are learning, what they’re not, and what we can do about it, p. 29-58, 2012.

https://www.aucp.fr/wp-content/uploads/2014/04/Why-Students-Are-and-Are-Not-Learning-Abroad-A-Review-of-Recent-Research.pdf

 

KOCH, Christopher. Best practices—Education abroad experiences. In A. M. Schwartz & R. L. Miller (Eds.), High impact educational practices: A review of best practices with illustrative examples Society for the Teaching of Psychology, p. 471–483, 2020.

 

22.10

Série Oficinas de Pesquisa: Compreensão de dados quantitativos na pesquisa, mediada pela Profa. Dra. Milenna Brun.


26.10

Reunião do GT de internacionalização para discussão do texto:


SHELTON, Mary. V. (2020). Tension and connection in study abroad. In A. M. Schwartz & R. L. Miller (Eds.), High impact educational practices: A review of best practices with illustrative examples (pp. 513–523). Society for the Teaching of Psychology.


22.11

Pesquisadores Juniores, Allana Rios, Antonia Lúcia Costa e Larissa Oliveira apresentaram suas pesquisas no XXVI Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) da UEFS.


23.11

Conversa com Pesquisadores com a Profa. Ma. Paula Aparecida Diniz Gomides (UFMG) que discutiu a temática do letramento acadêmico de estudantes estrangeiros.


SANTOS, Paula Aparecida Diniz Gomides Castro; MACEDO, Maria Do Socorro Alencar Nunes. Letramento acadêmico de estudantes estrangeiros: múltiplos desafios, múltiplas estratégias. Roteiro, v. 46, p. e24410-e24410, 2021. (LINK)


25.11

Conversa com Pesquisadores com Prof. Me. Antonio Carlos Silva Júnior (CODAP - UFS) e as estudantes da disciplina DLA 116 Linguística Aplicada do Colegiado de Letras Português-Espanhol (COLESP) que realizaram um talk (entrevista) a respeito do tema: Linguística Aplicada e o SULear na educação linguística em espanhol.


SILVA JÚNIOR, A. C.; MATOS, Doris Cristina Vicente da Silva. Linguística Aplicada e o SULear: práticas decoloniais na educação linguística em espanhol. Revista Interdisciplinar Sulear, v. 2, p. 101-116, 2019. (LINK)


26.11

Série Oficinas de Pesquisa: Análise de textos e ilustrações no livro didático, mediada pelo Prof. Dr. Eric Brun.


29.11

Professoras Liz Sandra Souza e Francisneide Albano mediaram a mesa “Escrevivências do Tornar-se negro por estudantes internacionais da UEFS” na 4ª edição do Novembro Negro organizado pela Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) da UEFS.


02.12

Pesquisadores Juniores, Iane Miranda, Larissa Oliveira e Larissa Barreto defenderam seus Trabalhos de Conclusão de Curso (graduação).


Recomendar esta página via e-mail: