• Imagem cabeçalho site do ELCE

Notícias

23/11/2022 18:11

ELCE e COLESP convidam: Prof. Me. Antonio Carlos Silva Júnior (CODAP-UFS) e estudantes da disciplina Linguística Aplicada discutem Linguística Aplicada e o SULear na educação linguística em espanhol

 

 

 

A última edição da Série Conversa com Pesquisadores realizada pelo Grupo de Pesquisa do ELCE terá a participação do Prof. Me.  Antonio Carlos Silva Júnior (CODAP - UFS) e das estudantes da disciplina DLA 116 Linguística Aplicada do Colegiado de Letras Português-Espanhol (COLESP) que realizarão um talk (entrevista) a respeito do tema: Linguística Aplicada e o SULear na educação linguística em espanhol. Será na sexta-feira (25/11), às 9h, online.

 

O professor Antonio Carlos Júnior atua na área de língua espanhola do Colégio de Aplicação (CODAP) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). É Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLinC) da Universidade Federal da Bahia, mestre em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal de Sergipe, especialista em Língua Espanhola pela Faculdade Pio Décimo - Sergipe e graduado em Letras Espanhol pela Universidade Federal de Sergipe. Membro dos Grupos de Pesquisa "PROELE: Formação de professores de espanhol em contexto latino-americano" da UFBA, "DInterLin: Diálogos Interculturais e Linguísticos" da UFS e "GPEA: Grupo de Pesquisa em Práticas Educativas e Aprendizagem na Educação Básica" do CODAP/UFS. Faz parte da comissão do Movimento Fica Espanhol Sergipe que luta pela permanência do componente curricular Língua Espanhola na Educação Básica sergipana e é Redator Formador de Currículo e Gestão de Língua Espanhola no PROBNCC - Etapa Ensino Médio de Sergipe. Participou do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD-2017) como avaliador de Língua Espanhola. Foi professor efetivo de espanhol do Magistério Público do Estado de Sergipe, atuando no Colégio Estadual Barão de Mauá (2012-2019) e no Ensino Fundamental e Médio em escolas particulares (2007-2014). Atuou, também, no Ensino Superior, lecionando no curso de Letras Português/Espanhol da Faculdade Pio Décimo, no curso de Letras Português/Espanhol (EAD) da Universidade Tiradentes e nos cursos de Letras Espanhol e Português/Espanhol da Universidade Federal de Sergipe. Fez um curso especial para professores de espanhol no Centro de Estudios de la Lengua Espaola de Córdoba (CELEC), Argentina (2008). Tem experiência e interesse na área de Letras e Educação, principalmente nos seguintes temas: Educação Linguística em Espanhol na Educação Básica, Decolonialidade, Interculturalidade, Docência, Formação Docente, Materiais Didáticos e Compreensão Leitora.

Faça sua inscrição AQUI

 

Sugerimos a leitura do artigo:

 

SILVA JÚNIOR, A. C.; MATOS, Doris Cristina Vicente da Silva . Linguística Aplicada e o SULear: práticas decoloniais na educação linguística em espanhol. Revista Interdisciplinar Sulear, v. 2, p. 101-116, 2019.



Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/4154


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.